Sistema da Correia Dentada
A correia dentada é umas das peças fundamentais do motor, por isso deve receber especial atenção na hora da manutenção preventiva. A principal função desta peça é manter as sincronias entre o virabrequim e o comando de válvulas, principais eixos do motor. Quando a correia quebra, há interrupção nessa sincronia, o que provoca a parada total do veículo. Em alguns casos, os prejuízos podem ser maiores do que esta parada e a simples troca da correia, mas se estende ao próprio motor. Quando provocada a parada do motor, geralmente as válvulas foram danificadas, no popular dizemos; impeno de válvulas ou bater o motor, necessitando assim de retificar as mesmas. A diferença entre o custo da troca das correias em relação ao reparo do motor, em caso de danos maiores, pode ser de até 100 vezes. Uma correia dentada de um carro popular custa em média de R$ 35,00 a R$ 40,00, já o custo para reparo do motor pode chegar até R$3.000,00. As correias possuem vida útil limitada e devem ser trocadas periodicamente, conforme indicado no manual do fabricante, mas geralmente em carros populares de até 1000cc conhecido como carro de motor mil, são trocadas entre 35.000.00km a 40.000.00km, muito embora ela deva ser constantemente regulada e averiguada.
É importante lembrar sempre que a manutenção das correias deve ser feita por mecânicos especializados, pois vários problemas de quebra são causados por má instalação, como montagem incorreta, tensionamento inadequado, dobra durante a instalação, presença de resíduos e óleo por falta de limpeza durante a troca, dentre outros.
É importante lembrar sempre que a manutenção das correias deve ser feita por mecânicos especializados, pois vários problemas de quebra são causados por má instalação, como montagem incorreta, tensionamento inadequado, dobra durante a instalação, presença de resíduos e óleo por falta de limpeza durante a troca, dentre outros.
FONTE: pianews.net
Adaptado pela: Equipe Rota Autos
Nenhum comentário:
Postar um comentário