segunda-feira, 11 de julho de 2011

Um Pouco da História Automobilística

A criação dos automóveis, meios de transporte imprescindíveis na vida de qualquer pessoa hoje em dia, não pode ser enquadrada em uma data específica. Pelo contrário, os primeiros automóveis que surgiram foram fruto de sucessivas aproximações e constantes adaptações tecnológicas.
Em 1769, Nicolas Cugnot desenvolveu um sistema de carruagem que funcionava a motor a vapor. Esta foi, sem dúvidas, uma das bases para o surgimento do automóvel. No entanto, podemos considerar que o carro mais antigo da história foi criado por Karl Benz, na Alemanha, em 1885. O alemão, fundador da empresa alemã Mercedes-Benz e considerado o pai do automóvel, introduziu o uso do motor de combustão interna a quatro tempos a gasolina. Foi nesse momento que as pessoas começaram a considerar a viabilidade de um veículo auto-propulsionado, que oferecesse condições maiores de comodidade, segurança e rapidez. A patente de Benz data de 29 de janeiro de 1886, na cidade alemã de Mannheim.
Após o modelo apresentado por Karl Benz, vários outros foram sendo desenvolvidos. Um deles, criado no ano de 1884 por Gottlieb Daimbler, possuia motores de dois tempos. Algum tempo depois, uma empresa francesa, a Panhard et Levassor, iniciou sua própria comercialização de veículos.
Os ingleses entraram na concorrência um pouco mais tarde, se comparado aos outros países europeus, devido a uma lei vigente na época, conhecida como “bandeira vermelha” – o automóvel não poderia ultrapassar os 10 km por hora e deveria levar na frente uma pessoa segurando uma bandeira vermelha para sinalizar aos pedestres que o automóvel estava passando, a pelo menos 60 metros de distância, a noite costumava-se utilizar uma lanterna.

Em 1904 foi fabricado o primeiro Rolls Royce contendo um aparelho composto por vários canos em forma de arco e ventilador, destinado a impedir que a água em circulação alcance temperatura prejudicial, o qual é conhecido até hoje como radiador e que não sofreria nenhuma mudança.A moda após a Primeira Guerra Mundial era a fabricação de carros populares, veículos compactos e produzidos em série. A suposta controvérsia a respeito de quem, de fato, foi o pai do automóvel se deu entre o alemão Karl Benz e o americano Henry Ford. Não é difícil ver pessoas e livros afirmando que foi Ford o responsável por introduzir os veículos automotores, fato que não é verdade. O que acontece é que Ford, o qual começou a fabricar automóveis em 1908, iniciou muito depois que Benz, quando o alemão já havia patenteado a invenção. Talvez, o fato responsável por este equívoco tenha sido o sucesso que o americano teve ao introduzir a produção do automóvel em larga
escala, a tão famosa Produção em Massa. O primeiro modelo, “Ford T", vendeu cerca de 15 milhões de unidades, uma marca impressionante para a época, fazendo com que o grande visionário Henry Ford seja até hoje contemplado na fabricação de automóveis pelo mundo a fora.
Foi na década de 30 que algumas fábricas estrangeiras começaram a investir no Brasil; as duas primeiras a por em funcionamento suas linhas de montagem foram a Ford e a General Motors.
Porém o boom mesmo veio no ano de 1956, quando Juscelino Kubitscheck tornou-se Presidente da República Brasileira; As multinacionais iniciaram então a produção dos automotores. Inicialmente produziram caminhões, camionetas, jipes e furgões para então chegarem aos autos utilizados para passeio.
Após a produção dos automóveis para passeio e das camionetas teve início a produção dos Volkswagem, DKW-Vemag, Willys-Overland, Simca, Galaxie, Corcel (então pertencente a Ford), Opala (da frota da Chevrolet), Esplanada, Regente e Dart (marca da Chrysler).
Apesar de todos estes automóveis serem armados no Brasil, suas plantas eram  idealizadas nas sedes européias e norte-americanas, sendo que grande parta de peças e equipamentos necessários eram importados.
Todos estes veículos, embora montados no Brasil, eram projetados nas matrizes européias e norte-americanas, utilizando a maioria de peças e equipamentos importados.
Completamente distinto do que era antigamente, o automóvel contemporâneo têm particularidades das quais nós só podemos desfrutar hoje, como conforto e agilidade, sem dizer que hoje a maioria deles são muito mais silenciosos e seguros.

Hoje em dia, os automóveis podem ter muitos significados, que vão de desde precisão e necessidade ao conforto e status social.


Fotos da Evolução do Carro

Primeiro carro motor a combustão por Daimler e Benz em 1885, motor a gasolina quatro tempos chegando a 6 km/h na cidade e 12km/h na estrada.



Ultimo modelo T em 1927, o Ford T chegava a 40 milhas por hora, fazia em média 8 km/L, tinha motor de 4 cilindros e 20hp com válvulas laterais e transmissão com 2 velocidades. Foram vendidos 15 milhões de unidades desse modelo.


Esse é o carro mais vendido do mundo que ultrapassou o modelo T da Ford.  O Fuscão preto.
                        Quer saber quantos fuscas foram vendidos ate os dias atuais, acesse:                  http://fuscadomito.blogspot.com/2008/11/quantos-fuscas-foram-produzidos.html


Equipe: Rota Autos



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