ROTAAUTOS
Radiador - é um dispositivo utilizado para troca de calor entre o ar atmosférico e outra substância (geralmente um líquido) contida em um sistema fechado. Seu núcleo é constituído por uma série de canais (em forma de tubos ou de colméia) que permitem a passagem de ar entre eles retirando o calor do líquido, portanto quanto maior a área de contato com o ar mais rápida é a troca e mais eficiente é o radiador. A lembrar que o grande inventor desse equipamento que hoje é usado até em aeronaves de grande porte foi Henry Ford.
Radiador de arrefecimento: É o principal radiador de um automóvel, todos automóveis refrigerados a água possuem um. No sistema de arrefecimento do automóvel ele é instalado na dianteira e conectado por mangueiras ao motor, nesse sistema fechado circula um líquido (uma mistura de água e aditivo, chamada de coolant) que aquece quando passa pelo motor e perde calor quando passa no radiador.
Radiador de Óleo: Utilizado geralmente em motos de média cilindrada. Também utilizado em alguns carros principalmente nos refrigerados a ar (Fusca, kombi, etc). O funcionamento é semelhante ao do radiador de arrefecimento, a diferença é que este arrefece o óleo do cárter. Existe também o radiador para fluido de transmissão (câmbio).
Radiador de climatização: Utilizados em sistemas de controle da temperatura interna do automóvel. Estão localizados dentro do painel do automóvel, podem ser utilizados para arrefecer ou aquecer. Alguns automóveis possuem os dois. O de aquecimento utiliza o líquido de arrefecimento do próprio automóvel, já que ele se encontra em uma temperatura mais elevada. Já o de arrefecimento utiliza um gás e todo um sistema para arrefecê-lo à temperatura necessária denominada sistema de ar-condicionado.
Intercooler: É utilizado em sistemas de admissão de ar nos automóveis turbinados. Uma vez que o turbocompressor aquece bastante o ar de admissão, o intercooler tem como missão arrefecer o ar, até este atingir uma temperatura semelhante à temperatura ambiente. Ao reduzir a temperatura, este fica mais denso, sendo possível dessa forma colocar mais ar dentro dos cilindros. Assim consegue-se gerar mais potência durante a combustão.
Tipos: Intercooler, watercooler, o ar é refrigerado por um líquido (geralmente água), Icecooler o ar é refrigerado pelo ar ambiente (sitema parecido com o radiador).
Fornecemos a seguir um tutorial de como realizar a manutenção do sistema de arrefecimento de seu carro. Depois de uma verificação visual e a constatação de que não há vazamentos, passemos para o primeiro passo:
1. Retire a Tampa: Você deve abrir a tampa de expansão (ou a tampa do radiador), para facilitar a drenagem. Essa operação deve ser feita com o motor desligado e frio.
2. Solte a água: Solte a mangueira inferior do radiador de forma que a água escoe.
3. Verifique a cor da água: Dependendo do tempo e do estado do sistema, a água deve sair com uma cor "alaranjada" do tipo “ferrugem”.
4. Lavar o sistema: Coloque uma mangueira dentro do reservatório de água (vaso ou tanque de expansão), deixando a água escorrer até sair limpa pela mangueira inferior que foi solta.
5. Lave o reservatório de água (vaso de expansão): Retire o vaso de expansão e lave-o em água corrente.
6. Reaperte a mangueira e recoloque o vaso de expansão: Depois de lavar o vaso de expansão, coloque-o em seu lugar, e depois aperte a mangueira inferior do radiador.
7. Reabasteça o sistema: Compre aditivo para água do radiador a base de ethileno-glicol. Note, existem aditivos falsos ou de má qualidade, portanto escolha uma marca conhecida ou de sua confiança. Geralmente em concessionárias você encontra produtos de boa procedência.
8. Como Misturar: Siga as instruções no manual do fabricante do carro, mas se no manual não houver instruções para este procedimento, adicione os fluídos na seguinte proporção: 60% de água filtrada ou destilada para 40% de aditivo a base de ethileno-glicol.
9. LIGUE O CARRO: Depois de seguir todas as instruções acima, feche a tampa do reservatório de expansão, certifique-se que todas as mangueiras foram conectadas. Após isso ligue o carro e deixe-o funcionando em marcha-lenta, até a ventoinha entrar em funcionamento, e verifique a existência de eventuais vazamentos.
No mais, você vai ter a certeza de contar com um sistema de arrefecimento funcionando em perfeitas condições, garantindo entre outras coisas, também uma maior durabilidade de seu motor.
Equipe ROTAAUTOS


Nenhum comentário:
Postar um comentário